terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Paraguai reinicia caçada a grupo guerrilheiro

19.01.11 - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, instruiu nesta terça-feira (18) seu ministro do Interior, Rafael Filizzola, para nova caçada aos membros do grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP”, atuantes na região centro-norte do país e responsáveis por três atentados a bomba apenas em 2011.

Imagem: ABC Color

O incidente mais grave ocorreu na noite de domingo (16), em Horqueta, com a explosão de um artefato contra uma viatura da Polícia Nacional. Quatro policiais ficaram feridos, dois deles, em estado grave. Investigadores encontraram, nos arredores, um manuscrito no qual o EPP reivindica a autoria do artefato.

De acordo com a agência pública IP Paraguay, em sua reunião com Filizzola, Lugo deu instruções pontuais sobre o envio de forças policiais e militares aos departamentos (estados) de San Pedro e Concepción, para cercar os principais bastiões dos guerrilheiros e impedir a fuga dos suspeitos.

O EPP é uma organização criminosa que já causou muito dano às pessoas humildes e trabalhadoras, com sequestros e assassinatos. Queremos viver em paz e com segurança. O governo não baixará a guarda enquanto não puser fim a esse tipo de grupo”, afirmou o ministro do Interior.

Na semana passada, o EPP reivindicou a autoria de duas bombas deixadas nas proximidades da TV Cerro Corá, emissora da rede SNT na capital paraguaia, Asunción. Uma das bombas chegou a explodir, provocando danos em um dos muros do canal. A outra, deixada em uma praça, foi localizada por policiais.

Inspirado nas FARC's da Colômbia, o EPP é um grupo radical de esquerda, com supostos vínculos com o narcotráfico, conhecido por sequestros e ataques a postos militares e policiais em pequenas cidades da região centro-norte do Paraguai. Sua estrutura seria enxuta, com não mais de 30 guerrilheiros ativos.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Atentado a bomba deixa quatro feridos no Paraguai

17.01.11 - O Paraguai foi “sacudido”, no final da noite de ontem (16), por um atentado a bomba ocorrido na pequena cidade de Horqueta, região centro-norte do país, tendo como alvo uma viatura da Polícia Nacional tripulada por quatro agentes da delegacia local. Mais...

Governador pede expulsão de latifundiários estrangeiros

17.01.11 - Governador de uma das regiões mais conflitivas do Paraguai, o liberal José “Pakova” Ledesma, cuja base eleitoral inclui movimentos de esquerda e organizações camponesas, voltou a radicalizar seu discurso durante encontro com o presidente Lugo. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.