segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Parque Nacional do Iguaçu comemora 72 anos

10.01.11 - Septuagenário, porém, com a energia de muitos pulmões. Nesta segunda-feira (10), o Parque Nacional do iguaçu, que abriga o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, completou seu 72º aniversário de criação, com festa para comemorar a data e o recorde de visitantes alcançado em 2010.

Imagem de arquivo

Instituído em 10 de janeiro de 1939, pelo então presidente Getúlio Vargas, o Iguaçu é o segundo parque nacional mais antigo do Brasil e substituiu o antigo parque nacional existente no local. No início do século XX, no entanto, as terras onde estão as Cataratas do Iguaçu eram propriedade de um fazendeiro uruguaio.

Último remanescente brasileiro da mata subtropical que cobriu boa parte do Paraná, do Paraguai e do nordeste da Argentina, o Parque Nacional do Iguaçu abriga, além da beleza cênica das Cataratas, 185 mil hectares de vegetação preservada e rica fauna terrestre e ictícola.

A importância da mata do Iguaçu foi reconhecida internacionalmente, em 1986, com a concessão do título de “Patrimônio Natural da Humanidade”, outorgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Na área das Cataratas, aberta ao público, foram 1.265.765 visitantes brasileiros e estrangeiros em 2010, recorde absoluto e acréscimo de 18,3% em comparação com 2009. Na margem argentina do rio Iguaçu, encontra-se o Parque Nacional Iguazú, que dá continuidade à área de preservação iniciada no Brasil.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Recorde anual de turistas nas Cataratas do Iguaçu

04.01.11 - As Cataratas do Iguaçu receberam, em 2010, a maior quantidade de visitantes da história da paisagem, com quebra de recorde tanto do lado brasileiro, onde está o Parque Nacional do Iguaçu; como do lado argentino, abrigado pelo Parque Nacional Iguazú. Mais...

Argentina anuncia reajuste no ingresso das Cataratas

28.12.10 - Visitar o lado argentino das Cataratas do Iguaçu ficará mais caro a partir de 07/01. De acordo com a Rádio Cataratas, na referida data, entram em vigor os valores reajustados para o acesso ao principal atrativo da parte argentina da Tríplice Fronteira. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.