segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Polícia confirma endereço de filho de Stroessner

10.01.11 - Gustavo Adolfo Stroessner Mora, filho do ditador Alfredo Stroessner (1954-89), está de volta ao Paraguai. Foi o que confirmou, na última sexta-feira (07), a Polícia Nacional do Paraguai, relatando como endereço uma residência na Avenida Juscelino Kubitschek, de Asunción.

Imagem: ABC Color (Arquivo)

De acordo com o Diário Última Hora, primeiro a dar a notícia, a casa pertence à irmã de Gustavo, Graciela. Acusado de corrupção e enriquecimento ilícito, o filho do ditador exilou-se no Brasil logo após a queda da ditadura, em 1989, permanecendo foragido da justiça de seu país durante duas décadas.

Em agosto deste ano, porém, a justiça paraguaia declarou prescritas todas as causas abertas contra Gustavo no ano de 1989. Desta maneira, ao retornar ao país de origem, o filho do ditador, que também atuou como militar durante a ditadura, não correria o risco de ser preso.

Martín Almada, defensor dos direitos humanos, anunciou a abertura de novas ações contra Gustavo Stroessner, desta vez, por crimes de lesa humanidade (imprescritíveis), cometidos durante a ditadura.

O militar é acusado de ter sido integrante da Operação Condor, articulada entre os regimes ditatoriais da América do Sul, na década de 1970, para perseguir dissidentes contrários ao militarismo que tomou conta do continente.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Pesquisadores localizam ossadas de desaparecidos

27.12.10 - Pesquisadores que investigam crimes cometidos no Paraguai durante a ditadura do militar Alfredo Stroessner (1954-1989), localizaram na semana passada, no extremo-sul do país, duas ossadas que seriam de presos assassinados pelo regime. Mais...

Ativista pede prisão para filho de ex-ditador

23.12.10 - Exilado no Brasil desde que, em 1989, o ditador Alfredo Stroessner foi defenestrado do poder, Gustavo Stroessner, filho do tirano, pode estar próximo a retornar ao Paraguai, graças à prescrição dos processos nos quais era acusado de corrupção. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.