segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Prefeitura de CDE homenageia construtores da Ponte

31.01.11 - A Prefeitura Municipal de Ciudad del Este homenageou, na semana passada, operários e funcionários que participaram das obras de construção da Ponte Internacional da Amizade, ocorridas entre o final da década de 1950 e o início dos anos de 1960.

Imagem: ABC Color

A homenagem, de acordo com o jornal ABC Color, foi em alusão aos 50 anos da abertura da ponte, ocorrida em 26 de janeiro de 1961. A data oficial de habilitação da via, no entanto, é o dia 27 de março de 1965, ocasião em que os presidentes de Brasil e Paraguai reuniram-se para inaugurá-la.

No total, cerca de 20 construtores, que ainda vivem na região de fronteira, participaram da homenagem, recordando detalhes como o fato de que a atual Ciudad del Este era apenas uma pequena vila, mas que já naquela época pressentia-se a oportunidade comercial representada pela ponte.

Outro fato relembrado foi a boa remuneração dos operários, cujos vencimentos eram superiores aos dos militares que custodiavam o então canteiro de obras.

Projetada para interligar Brasil e Paraguai e possibilitar o escoamento da produção paraguaia através dos portos do litoral brasileiro, a Ponte da Amizade foi, também, portão de entrada para a legião de brasileiros que ajudou a colonizar o que hoje é o principal celeiro agropecuário do Paraguai.

No âmbito comercial, a existência da via, somadas às restrições à venda de produtos importados em território brasileiro, fomentou o surgimento do negócio da “triangulação”, cujo auge foi alcançado, em Ciudad del Este, no ano de 1996, encontrando-se, desde então, em franco processo de decadência.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Prefeitura desaloja camelôs nas proximidades da ponte

06.01.11 - Em meio a muita reclamação de camelôs e ambulantes que denunciam suposta perseguição por parte das autoridades, fiscais da prefeitura de Ciudad del Este deram início, nesta semana, ao desalojamento de 34 trabalhadores informais. Mais...

Senatur inaugura “Casa do Turista” em CDE

06.01.11 - A Secretaria Nacional do Turismo (SENATUR), do Paraguai, inaugurou nesta quarta-feira (05), em Ciudad del Este, sua “Casa do Turista”. Além da casa, dois postos de atendimento, na cabeceira da ponte, já encontram-se em funcionamento. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.