segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Presidente do Paraguai participa da posse de Dilma

03.01.11 - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, esteve no último sábado (01), em Brasília, para prestigiar a posse da presidente eleita Dilma Rousseff, que substitui Luiz Inácio Lula da Silva. A estadia foi breve, suficiente, apenas, para acompanhar o ato de transmissão do cargo.

Imagem: Presidência da República

Com Dilma já empossada, Lugo, que também dialogou com Lula, cumprimentou a nova mandatária e desejou-lhe sorte em seus quatro anos de mandato. Lugo reiterou, ainda, o desejo de solução dos temas pendentes no relacionamento bilateral entre Brasil e Paraguai.

Tais temas incluem o por ora engavetado acordo assinado por Lugo e Lula em 25 de julho de 2009. Para entrar em vigor, o documento, que trata, entre outros pontos, da melhoria da remuneração brasileira ao Paraguai pela energia de Itaipu, ainda depende da aprovação do Congresso.

Atualmente, o acordo encontra-se encalhado nas comissões da Câmara dos Deputados, devendo seguir, uma vez aprovado em plenário, para a apreciação do Senado.

A boa notícia às pretensões paraguaias é que a nova composição do Legislativo brasileiro é mais governista que a anterior. A má notícia é que, na avaliação dos diplomatas paraguaios, as negociações com Dilma serão mais difíceis que com seu antecessor.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Para Lugo, negociações com Dilma serão mais difíceis

31.12.10 - Na opinião do presidente Fernando Lugo, as negociações paraguaias com o Brasil sobre a usina de Itaipu serão mais difíceis com Dilma Rousseff do que foram com Lula. Foi o que afirmou o ex-bispo, em conversa com jornalistas na última quarta-feira. Mais...

Governo Lugo impulsiona poliduto Brasil / Paraguai

31.12.10 - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, assinou nesta quinta-feira (30), um decreto presidencial que declara de interesse a construção de um poliduto binacional Brasil / Paraguai, ligando a região de Asunción ao porto de Paranaguá. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.