quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Roda de Tererê - 05/01/11

Operação Sentinela

Iniciada em março de 2010, a Operação Sentinela continua mais viva do que nunca na região fronteiriça. Nesta terça-feira (04), fiscais e agentes da Receita Federal do Brasil (RFB), Polícia Federal (PF) e Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), realizaram blitze e vistorias nos arredores da Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu, no intuito de reprimir atividades como o contrabando, o descaminho e a pirataria. O balanço das apreensões realizadas pela comitiva ainda não foi divulgado.

Pré-temporada na fronteira

Chega a Foz do Iguaçu, no final da tarde desta quarta-feira (05), o plantel profissional do Coritiba, que fará sua pré-temporada na cidade, para usufruir dos “benefícios” do escaldante clima iguaçuense do mês de janeiro. O objetivo da equipe é colocar-se em forma e entrosada para a estreia no Campeonato Paranaense, marcada para o próximo dia 16, contra o Operário, em Ponta Grossa. No elenco, dois jogadores nascidos em Foz do iguaçu: o atacante Anderson Aquino e o goleiro Edson Bastos.

Paradeiro desconhecido

Permanece com paradeiro desconhecido o suboficial da Polícia Nacional do Paraguai Augusto René Brizuela Godoy, de Ciudad del Este. Na residência de Brizuela, policiais e representantes do Ministério Público encontraram, no último dia 30, oito quilos de cocaína, um revólver 357, uma pistola nove milímetros, carregadores e munições diversas. No momento da intervenção, comandada pela promotora Arminda Rivas, o policial estaria viajando à cidade fronteiriça de Pedro Juan Caballero.

UTI Neonatal

Em Ciudad del Este, já está quase tudo pronto para que, finalmente, o Hospital Materno-Infantil Los Angeles, situado no bairro Don Bosco, receba novos leitos em sua UTI Neonatal e novo pavilhão específico para a realização de cirurgias pediátricas. O hospital, construído com recursos de particulares, conta com verbas da Fundação Tesãi, vinculada à binacional Itaipu. Outra importante fonte de financiamento é o pagamento de multas alternativas por parte de motoristas flagrados bêbados ao volante.

Alerta sanitário

Autoridades sanitárias da província argentina de Corrientes, fronteiriça com o Paraguai, deram alerta a seus moradores para que evitem viajar ao Paraguai durante a atual temporada estival, como forma de diminuir os riscos de contágio com o vírus da dengue, presente em toda a região. No entender dos sanitaristas argentinos, o Paraguai apresenta índices mais altos de infestação do mosquito transmissor do que os países vizinhos, motivo pelo qual, embrenhar-se em terras paraguaias seria mais “perigoso” que o normal.

Turismo vice-presidencial

O Paraguai está recebendo, na primeira semana do ano, a visita de um turista ilustre: Fzolp Seljen, vice-presidente da Hungria, que encontra-se no país para visitar amigos. De quebra, Seljen aproveitou a ocasião para reunir-se com o ministro paraguaio de Obras Públicas, Efraín Alegre, com quem trocou impressões e estabeleceu laços para contatos considerados importantes, uma vez que, assim como o Paraguai exerce a presidência semestral do Mercosul, a Hungria faz o mesmo em relação à União Europeia.

Frase do Dia

Os direitos humanos são maravilhosos, cumpridos com os que têm direito e descumpridos para com aqueles que são pobres - Francisco de Paula Oliva (Pa'i Oliva), sacerdote católico, sobre a observância dos direitos humanos no Paraguai e no mundo.

(Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.