quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Roda de Tererê - 06/01/11

Vendaval na Prainha

Susto em Santa Helena, na tarde desta quarta-feira (05), com um vendaval que atingiu a cidade e, em especial, a orla do Lago de Itaipu, provocando estragos na conhecida praia artificial frequentada por milhares de banhistas da região e dos países vizinhos. De acordo com o site do jornal Correio do Lago, os ventos provocaram a queda de fios de alta tensão na área do município, enquanto que, no balneário, uma barraca chegou a ser arrastada, atingindo quatro veículos. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Itaipu contrata

Se você é mais um entre os tantos que sempre sonharam ser funcionários da binacional Itaipu (empresa que mais benefícios concede a seus funcionários na fronteira Brasil / Paraguai), fique ligado: já estão abertas, a partir de hoje (06), as inscrições para o concurso que preencherá 28 vagas de nível fundamental, distribuídas da seguinte maneira: eletricista (08), motorista (15) e operador de guindaste (05). Os salários variam entre R$ 1.608,26 e R$ 2.044,65 (veja aqui o edital). A prova prática será aplicada em 13/03.

Estudantes brasileiros

E continua gerando polêmica a “invasão” de estudantes brasileiros nas universidades particulares do Paraguai, para os chamados “cursos de verão” de pós-graduação e mestrado. Nesta quarta-feira (05), o tema foi analisado, com amplo destaque, durante a programação local da CBN Foz, com informações direto de Brasília sobre os trâmites para a validação dos diplomas obtidos no país vizinho. Nesta quinta-feira (06), o jornal ABC Color volta à carga, em matéria que pode ser conferida (em espanhol), clicando aqui.

Crimes sexuais

Em seu balanço de registros de ocorrências no ano de 2010, o Ministério Público do Paraguai informa que, na região de Ciudad del Este, as denúncias de “delitos contra a autonomia sexual” aumentaram mais de 100% em relação ao ano de 2009, com destaque especial, segundo o Diário Vanguardia, para as tentativas de abuso ou abusos consumados contra menores de idade. Em muitos dos casos relatados (e em tantos outros silenciados), os agressores estão na própria família (pais, padrastos, tios e, até mesmo, avós).

Franco e o Plano “B”

Com cada vez menos chances de encabeçar a chapa governista nas eleições presidenciais de 2013, o atual vice-presidente do Paraguai, Federico Franco, começa a habituar-se à ideia de candidatar-se, “apenas”, a um cargo no Senado. Em entrevista à Rádio Monumental AM, de Asunción, o vice rebelde de Lugo admitiu, pela primeira vez, que concorrer a uma cadeira na Câmara Alta pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) pode ser uma opção mais concreta e viável para sua permanência nos círculos de poder.

Aproximação militar

Em visita ao quartel militar de Mariscal Estigarribia (a folclórica e imaginária “base dos Estados Unidos” no Paraguai), o presidente Fernando Lugo pediu aos comandantes das Forças Armadas, nesta quarta-feira (05), que aproximem-se mais da população civil, como forma de ampliar a cooperação e melhorar a imagem da instituição castrense junto às camadas mais pobres e, historicamente, mais reprimidas. Lugo anunciou aos comandantes, também, seu plano de investimentos na área militar para o ano de 2011.

Frase do Dia

Há uma máfia querendo alugar o Partido Colorado, um líder claramente mafioso, e que as pessoas não irão votar - Luis Alberto Wagner, senador pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), sobre o antigo partido governista e eterno rival de sua agremiação.

(Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.