sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Roda de Tererê - 07/01/11

Bolívia x contrabando

O governo da Bolívia anunciou, nesta quinta-feira (06), que intensificará o controle terrestre em suas fronteiras, como forma de barrar fenômenos típicos das regiões limítrofes sulamericanas, como o tráfico de entorpecentes e o contrabando de combustíveis. De acordo com a agência AFP, no caso dos combustíveis, estudos feitos pelo governo mostram que dos US$ 380 milhões gastos anualmente para subsidiar diesel e gasolina, US$ 150 milhões são jogados fora devido ao contrabando em direção aos países vizinhos.

Jornalista do tráfico

Quer fonte melhor para se informar sobre as andanças e planos da polícia, do que a imprensa pinga-sangue de todo dia? Pensando nisso, traficantes de Campo Mourão recrutaram uma jornalista que, valendo-se de sua boa relação com a polícia, conseguia e repassava informações privilegiadas aos criminosos. Além da jornalista, cujo nome não foi divulgado, outras 16 pessoas foram presas na manhã de ontem (06) em terras mouranenses, acusados de fazer parte de uma quadrilha especializada no narcotráfico.

Maconha na geladeira

Notícia que nos chega diretamente do Piauí, cortesia do Portal Meio Norte. Na última quarta-feira (05), policiais civis e militares de Teresina localizaram 2,5 quilos de maconha em uma residência do bairro São Joaquim, zona norte da capital. O detalhe bizarro é que a droga estava guardada dentro da geladeira, com o proprietário da casa, Raimundo Nonato Viana Moura Filho, 31, dizendo desconhecer a presença do entorpecente para não entrar, ele próprio, em uma verdadeira fria.

Homem bicentenário

Se estivesse vivo, Gaspar Rodríguez de Francia, ditador considerado um dos pais da pátria paraguaia, teria completado 245 anos nesta quinta-feira (07). E daí? Daí que, por incrível que pareça, a data foi lembrada pelos principais meios de comunicação do país vizinho, que veicularam matérias sobre a vida de “El Supremo” e fatos sobre o período em que governou a recém-nascida República do Paraguai, entre os anos de 1814 e 1840. O sucessor de Francia foi Carlos Antonio López, pai de Francisco Solano.

Denúncia de abuso

O site do jornal Correio do Lago, de Santa Helena, veiculou nesta quinta-feira (06) o relato de um caso denunciado à Polícia Civil de Medianeira em outubro de 2010, no qual uma mulher submetida a um procedimento cirúrgico no Hospital Nossa Senhora da Luz, da referida cidade, afirmou que ao acordar após anestesia, percebeu que um dos membros da equipe médica (de máscara e touca cirúrgica) estava esfregando o órgão genital em sua mão. Para ler a matéria, na íntegra, clique aqui.

Casos de gripe

As autoridades paraguaias estão preocupadas com o súbito aumento dos casos de gripe verificado no país nas últimas semanas. De acordo com o Diário Última Hora, por semana, mais de mil pessoas procuram o Hospital Central do IPS, em Asunción, queixando-se de incômodos sintomas gripais. Análises preliminares demonstraram que a maioria dos casos corresponde ao vírus Influenza A H3N2, menos famosos que o H1N1, porém, igualmente problemático. Em novembro, o pico chegou a 1,8 mil consultas semanais.

Frase do Dia

Devemos comemorar como se fosse um gol o crescimento econômico de 14,5% em 2010 - Fernando Lugo, presidente do Paraguai, sobre a taxa que situa o país na terceira colocação mundial no tocante ao incremento do Produto Interno Bruto (PIB) no ano de 2010.

(Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.