quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Roda de Tererê - 12/01/11

Rodovia das Cataratas

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retomou, nesta terça-feira (11), as obras de recuperação da BR-469, rodovia que liga o perímetro urbano de Foz do Iguaçu à Ponte Tancredo Neves (fronteira com a Argentina), ao Aeroporto Internacional e à entrada do Parque Nacional do Iguaçu. As obras, executadas por uma empreiteira, consistem na aplicação de uma nova camada de asfalto e na adequação da via ao pesado trânsito registrado no local. A previsão de conclusão é o mês de setembro.

Mudança de diretoria

O governador Beto Richa empossou, como novo presidente da estatal paranaense Ferroeste, o empresário cooperativista Maurício Querino Theodoro, natural de Londrina e radicado, desde o início da década de 1990, na cidade de Cascavel. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), Theodoro terá pela frente o desafio de impulsionar o uso da atual malha ferroviária para o escoamento da safra agrícola e buscar a expansão da Ferroeste (atualmente, interrompida em Cascavel) em direção à fronteira.

Concurso público

Já estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha de Itaipu, que contratará 22 empregados (regime CLT) e 44 funcionários de carreira, para cargos como Assistente Social, Atendente de Farmácia, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Dentista, Eletricista de Manutenção, Fiscal Sanitarista, Gari, Médico, Monitor de Creche, Operador de Máquinas II, Pedreiro, Psicólogo, Recepcionista e Secretário de Escola. Os salários variam de R$ 540,00 a R$ 2.029,37.

Prostituição sem fronteiras

Em continuidade às suas ações de combate à prostituição no lado paraguaio da fronteira, o Ministério Público do Paraguai interveio, no último final de semana, um bordel clandestino que funcionava no bairro San Isidro, de Ciudad del Este. De acordo com o Diário Vanguardia, um homem de 30 anos, apontado como o dono do local, foi detido juntamente com outras cinco mulheres, uma delas, menor de idade. O procedimento foi comandado pela promotora da Infância e da Adolescência, Emilce Ovelar.

Tortura policial

Agiu rápido o delegado Rubén Rosas Florentín, nesta terça-feira (11), para afastar a subdelegada Virginia Villar do comando da delegacia do bairro San Pedro da localidade de Guayaybi, interior do Paraguai. Nomeada no dia anterior, Villar conta, em seu currículo, com graves denúncias de tortura praticadas desde o ano de 2004. Em um dos casos, uma mulher ficou paralítica após ser baleada na medula durante suposta intervenção policial. Em outro, um homem acusado por roubo foi obrigado a sentar-se sobre um formigueiro.

Batalha de Cerro Porteño

O Paraguai relembrará, no próximo dia 19, o bicentenário da “Batalha de Cerro Porteño, travada nas imediações da atual cidade de Paraguarí, em 1811, em meio ao cenário bélico que marcou o período que levou à independência do Paraguai em relação à Espanha e aos países vizinhos. Para relembrar a data, autoridades de Paraguarí e região preparam um ato simbólico que contará, entre outros nomes, com a presença do vice-presidente Federico Franco, que discursará sobre o significado da batalha.

Frase do Dia

Há 22 anos trabalho em Itaipu e você não é ninguém para ficar enchendo o saco no meu caminho - Frase atribuída pelo Diário Vanguardia a um suposto funcionário paraguaio de Itaipu, acusado de agressão contra o fotógrafo Eduardo Romero, que tirava fotos de uma ambulância adquirida com fundos da binacional, no pátio do hospital da Fundação Tesãi em Ciudad del Este.

(Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.