segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Roda de Tererê - 17/01/11

De olho nas Olimpíadas

Brasil e Paraguai dão início, na madrugada desta terça-feira (18), a partir da 00h10 (hora do Brasil), ao sonho da disputa dos Jogos Olímpicos de 2012. A vaga para a competição marcada para Londres será decidida com a disputa do Sulamericano Sub-20, que definirá os classificados não apenas para as Olimpíadas, mas, também, para o Mundial Sub-20. Os garotos do Brasil, treinados por Ney Franco, enfrentam na estreia a seleção paraguaia comandada pelo assistente-técnico Adrián Coria.

Voo inaugurado

A companhia aérea LAN inaugurou, neste domingo (16), seu primeiro voo no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, ligando a Terra das Cataratas à capital do Peru, Lima, e criando uma nova opção de rota turística e de conexões com destinos da América do Sul, América Central, Caribe e América do Norte. Inicialmente, serão mantidas quatro saídas semanais, porém, a depender da demanda, tal número pode ser ampliado. Daqui até o fim do mês, 80% dos assentos disponíveis já encontram-se ocupados.

Policiamento reforçado

A Polícia Militar do Paraná anunciou, neste final de semana, sua intenção de reforçar o patrulhamento em “áreas sensíveis” do perímetro urbano de Foz do Iguaçu, como é o caso, por exemplo, da Vila Portes, bairro comercial situado na cabeceira da Ponte da Amizade. No local, que foi cenário de um latrocínio ocorrido na semana passada, são comuns os casos de assaltos a compristas que dirigem-se ou retornam do Paraguai. Não por acaso, um dos horários de maior vigilância será, justamente, o início da manhã.

Carros recuperados

Quem também está aumentando a vigilância nas proximidades da Ponte da Amizade e na BR-277 é a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que somente no final de semana, recuperou dois veículos que seriam levados ao Paraguai e vendidos a receptadores. Um dos veículos, com denúncia de furto, foi abordado na aduana brasileira da ponte, no momento em que era conduzido por um adolescente de 16 anos. O segundo foi recuperado no posto de fiscalização da BR-277 em Santa Terezinha de Itaipu.

Avião não-tripulado

O Exército Brasileiro utilizará, pela primeira vez, um Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT), com tecnologia nacional, para sobrevoar as áreas atingidas pelas enchentes e deslizamentos de terra no estado do Rio de Janeiro e auxiliar na localização de vítimas e moradores que encontram-se em locais isolados e de difícil acesso. O VANT, segundo informações repercutidas pelas principais agências de notícias, tem tecnologia similar ao seu primo israelense “encalhado” no Aeródromo de São Miguel do Iguaçu.

Traficante operado

Preso no Paraguai desde julho do ano passado e em vias de ser extraditado ao Brasil, o traficante gaúcho Erineu Domingo Sóligo, mais conhecido como Pingo, foi submetido neste final de semana a uma nova intervenção cirúrgica para combater o câncer bucal que o atinge. O traslado de Pingo ao Hospital Policial Rigoberto Caballero foi cercado por forte esquema de segurança, em razão de temores de fuga. Uma vez terminada a cirurgia, o brasileiro foi reconduzido à Penitenciária Nacional de Tacumbú.

Amantes degolados

Consternação em Salto del Guairá, cidade paraguaia na fronteira com Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS), com o achado, nas águas de um riacho próximo à Colônia Gasory, dos corpos de um homem e uma mulher que seriam vizinhos e teriam um relacionamento extramatrimonial. De acordo com o jornal ABC Color, Marciana Martínez de Lugo e Wilson Alvarenga foram degolados com arma branca. As suspeitas iniciais apontam a um dos cônjuges do “casal”.

Frase do Dia

Qual a diferença em avisar que algo vai mudar hoje, ou há 30 dias atrás, a pessoa vai ficar ciente porque será informada disso? Um exemplo: um ponto de ônibus muda de local, para uns pode ficar mais longe, para outros relativamente mais perto. Mas é importante frisar que o sistema foi pensado para o coletivo - Fabiano Mayer, diretor de transporte coletivo do Instituto de Trânsito de Foz do Iguaçu, ao falar ao jornal A Gazeta do Iguaçu sobre as críticas da população quanto à falta de informação sobre as mudanças no transporte coletivo de Foz do Iguaçu, iniciadas na última sexta-feira (14).

(Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.