terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Roda de Tererê - 18/01/11

Arrecadação de donativos

Se você, assim como muitos moradores da fronteira, está sensibilizado com o drama dos afetados pelas enchentes na região Sudeste do Brasil, uma das opções para ajudar, disponíveis em Foz do Iguaçu, é participar da campanha de arrecadação de donativos coordenada pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. A prioridade é por produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, alimentos prontos, leite longa vida e água mineral. Mais informações pelos fones 199 e 193.

Multa ambiental

O Ministério Público do Paraná informou, nesta segunda-feira (17), que a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu será multada no valor de R$ 2 milhões, por conta do descumprimento de dois termos de ajustamento de conduta referentes ao manejo ambiental do antigo lixão, situado na zona rural do Arroio Dourado. No local, existe, também, uma área habitacional que, por razões ambientais, deveria ser transferida a outra região da cidade. Os moradores são contra a transferência.

Camponesas em ação

Cerca de 50 mulheres camponesas, acompanhadas por crianças pequenas, invadiram na manhã de ontem (17), na cidade de Guayaybi, centro-norte do Paraguai, uma fazenda de mil hectares pertencente ao engenheiro Calixto Saguier. O objetivo da invasão, além de reivindicar a terra, é paralisar os trabalhos de preparação do solo para o cultivo de soja, bem como o uso intensivo de produtos químicos e a destruição de bosques nativos. O uso de mulheres e crianças é uma tática para impedir reações violentas.

Terras de Teixeira

O presidente Fernando Lugo reuniu-se, na manhã desta terça-feira (18), com camponeses do departamento (estado) de San Pedro, em uma nova rodada de negociações sobre a solução ao complicado panorama agrário de uma das regiões mais pobres do país. Apesar do anúncio inicial, no entanto, camponeses e representantes do governo asseguram que, durante o encontro, a polêmica tentativa de compra das terras do brasileiro Ulisses Teixeira (abortada devido a denúncias de superfaturamento) não foi debatida.

Promessas brasileiras

Como era de se esperar, o dia seguinte à visita do chanceler Antonio Patriota à capital Asunción foi marcado, nesta terça-feira (18), por críticas na imprensa paraguaia. Para o jornal ABC Color, por exemplo, Patriota foi ao Paraguai “reiterar promessas que até agora não foram cumpridas”, como a aprovação do acordo de Itaipu, por exemplo. Depois de Patriota, será a vez, no mês de março, da presidente Dilma Rousseff pôr os pés em terras paraguaias. A recepção tende a ser “calorosa”.

Refúgio político

A Comissão Nacional de Refugiados irá analisar, na tarde desta terça-feira (18), o pedido de asilo político no Paraguai, feito pelo boliviano Mario Cossío. Deposto do cargo de governador do departamento (estado) de Tarija no mês de dezembro, Cossío alega ser alvo de perseguição política por parte do governo de Evo Morales. O Executivo boliviano, por sua vez, argumenta que a cassação deu-se por denúncias de corrupção e que Cossío deve ser entregue à Bolívia para responder na justiça comum.

Frase do Dia

Por apenas 30 votos, ganhou o poder do dinheiro - Nicanor Duarte Frutos, ex-presidente do Paraguai e dirigente do Partido Colorado, sobre a aprovação, na convenção extraordinária do último sábado (15), de alterações no estatuto partidário, que abrem a possibilidade para que Horácio Cartes, empresário sem militância, seja o candidato da agremiação à presidência da república em 2013.

(Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.