segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Roda de Tererê - 24/01/11

Transporte coletivo

Inspirados” pela desastrada implantação do novo sistema de transporte coletivo de Foz do Iguaçu (cujo principal culpado, diga-se de passagem, é o Foztrans), moradores do bairro Morumbi anunciaram a intenção de criar uma “Associação de Usuários do Transporte Coletivo”, como forma de reivindicar seus direitos e cobrar providências quanto à má prestação do serviço. Dirigentes políticos praticamente esquecidos, como o sindicalista Dilto Vitorassi, pegam carona na iniciativa.

Mula” lituana

O jornal ABC Color destacou, neste final de semana, o caso do jovem lituano Kestutis Lusciauskas, 22, que encontra-se impedido de seguir viagem, na fronteira entre Encarnación (Paraguai) e Posadas (Argentina), devido a problemas na documentação. Sem passaporte para continuar seu caminho rumo a Buenos Aires, sede da embaixada lituana mais próxima, o estrangeiro, que cumpriu pena por tráfico de drogas no Brasil e acusa um policial federal pela “perda” do documento, chegou ao Paraguai via Ponte da Amizade.

Estabilidade instável

Apenas 16,5% dos paraguaios consideram estável o atual momento de estabilidade democrática vivido no país. Este é o resultado da pesquisa de opinião pública apresentada, neste final de semana, por uma organização não-governamental dos Estados Unidos, cujo estudo, batizado de “Cultura Política da Democracia 2010”, incluiu mais de 40 mil entrevistas em 26 países do continente. No comparativo regional, o Paraguai é o penúltimo colocado, estando à frente, apenas, do devastado Haiti.

Distribuição paralela

Em mais um de seus conceituados trabalhos de investigação, o Diário Última Hora relatou, em sua edição de domingo (23), a existência de esquemas de “distribuição paralela” de cimento na estatal Indústria Nacional do Cimento (INC), única fabricante do insumo em todo o território paraguaio. De acordo com o jornal, mediante pagamento de propina, distribuidoras obtêm, de forma privilegiada, o produto que hoje encontra-se em falta em grande parte das cidades do país.

Turismo em alta

Após crescer mais de 6,5% em 2010, o setor turístico do Paraguai começa o ano de 2011 com perspectivas igualmente animadoras. Levantamento realizado pelo Diário Última Hora revela que, na capital Asunción, os principais estabelecimentos hoteleiros estão investindo na ampliação ou na modernização de sua atual estrutura, sendo constante, também, a entrada de novos atores no mercado. No interior, cidades como Encarnación, Concepción e Ciudad del Este abrigam novos investimentos no setor.

Vitória ilusória

Representante de Ciudad del Este na primeira divisão do futebol paraguaio, o Club Atlético 3 de Febrero venceu, no último sábado (22), o River Plate pelo placar de 1 x 0, em amistoso de preparação realizado na cidade fronteiriça, ante escassa presença de público e cobertura da imprensa. Engana-se, porém, quem pensa que o River Plate em questão é o time da Argentina. Trata-se, pois, do tradicional e simpático River Plate de Asunción, time que está, atualmente, no terceiro escalão do futebol guarani.

Frase do Dia

O Brasil não queria discutir nada sobre a dívida, mas finalmente aceitou que nossa Controladoria audite a dívida e já há um ditame, com uma palavra inclusive muito dura: ilegal - Ricardo Canese, presidente da Comissão de Entidades Hidrelétricas Binacionais (CEHB) do governo paraguaio, sobre o parecer da Controladoria Geral da República (CGR) considerando ilegal parte da bilionária dívida da usina de Itaipu.

(Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.