segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Vice pede independência em relação aos vizinhos

03.01.11 - Em seu discurso durante a abertura das celebrações do “Ano do Bicentenário”, na noite de sábado (01), em Asunción, o vice-presidente do Paraguai, Federico Franco, defendeu que o país deve tornar-se independente, também, de seus dois maiores vizinhos.

A referência de Franco é à situação mediterrânea do país, sem acesso direto ao mar e dependente do Brasil e da Argentina para escoar sua produção ou receber mercadorias importadas de extrazona. Por conta disso, oscilações nos dois gigantes continentais afetam, diretamente, a economia do Paraguai.

Há 200 anos atrás, o General Belgrano navegava o rio Paraná com a intenção de anexar o Paraguai à província de Buenos Aires. Em homenagem aos heróis da independência, peço a todos os paraguaios e paraguaias para que mantenhamos nossa soberania ante o Brasil e a Argentina”, discursou.

Franco pediu, ainda, o apoio da população para que seja possível avançar em direção ao crescimento e à superação das desigualdades sociais. “Agora é o momento da unidade, do desenvolvimento. Com a ajuda de todos, o Paraguai pode tornar-se um dos países mais desenvolvidos”, discursou.

Ao término de seu discurso, o vice, que exerceu a presidência interina enquanto Lugo viajava a Brasília para a posse de Dilma Rousseff, foi o único político a ser aplaudido. Arnaldo Samaniego, prefeito de Asunción, e Óscar González Daher, presidente do Congresso, foram severamente vaiados pela multidão presente.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Para Lugo, negociações com Dilma serão mais difíceis

31.12.10 - Na opinião do presidente Fernando Lugo, as negociações paraguaias com o Brasil sobre a usina de Itaipu serão mais difíceis com Dilma Rousseff do que foram com Lula. Foi o que afirmou o ex-bispo, em conversa com jornalistas na última quarta-feira. Mais...

Mercosul: Paraguai define prioridades de gestão

21.12.10 - Ao participar da Cúpula de Chefes de Estado realizada em Foz do Iguaçu, o Paraguai recebeu, na última sexta-feira (17), a presidência semestral do Mercosul. Héctor Lacognata, ministro das Relações Exteriores, anunciou as prioridades da gestão paraguaia. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.