terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Binacional do rio Paraná chega à altura definitiva

15.02.11 - Erguida no rio Paraná, cerca de 400 quilômetros abaixo de Itaipu, a usina binacional de Yacyretá (Paraguai / Argentina) está, desde a semana passada, operando com seu reservatório na cota prevista pelo projeto, com o espelho d'água atingindo a altura de 83 metros sobre o nível do mar.

Imagem de arquivo

A elevação do lago artificial à sua cota final, que estava prevista para ocorrer, apenas, no próximo dia 25 ou quando fossem encerradas as obras de contenção e minimização de impactos no lado paraguaio da fronteira, foi antecipada unilateralmente pelo governo argentino e confirmada pelo ministro Julio de Vido.

No Paraguai, representantes da Secretaria Nacional de Meio Ambiente (SEAM) e das cidades afetadas pelo represamento do rio Paraná, entre elas, Encarnación (que perdeu seu centro histórico), eram contrários à elevação e reivindicavam, ao presidente Fernando Lugo, que tal manobra fosse postergada.

Com o lago na cota 83, Yacyretá pode produzir com 100% de sua capacidade e atender até 60% da demanda por eletricidade em território argentino.

No dia 25, os presidentes Fernando Lugo e Cristina Fernández de Kirchner irão reunir-se, na cidade argentina de Posadas, vizinha a Encarnación, para decretar oficialmente o fim das obras principais de Yacyretá e anunciar licitação para a instalação de quatro turbinas adicionais no vertedouro de Aña Cuá.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Paraguai pedirá revisão da dívida de Itaipu

02.02.11 - Um dos assuntos da primeira visita oficial da presidente Dilma Rousseff ao Paraguai, no que depender, pelo menos, do governo paraguaio, será a revisão de parte da bilionária dívida acumulada pela binacional Itaipu entre os anos de 1986 e 1990. Mais...

Itaipu abre envelopes da licitação do novo linhão

12.01.11 - Em cerimônia realizada nesta terça-feira (11), no lado paraguaio da fronteira, Itaipu Binacional abriu os envelopes com as propostas das oito empresas interessadas em participar da segunda etapa da licitação para as obras do novo linhão de 500 KV. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.