terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Brasiguaios fecham ponte no interior do Paraguai

01.02.11 - Em incidente registrado no início da manhã de ontem (31), agricultores de origem brasileira e camponeses paraguaios fecharam a ponte sobre o rio Yguazú, em Mariscal López, para evitar a passagem de uma comitiva que faria a medição judicial de terras em litígio.

Imagem: ABC Color

De acordo com o jornal ABC Color, por volta das 07h00 (hora local), agricultores e camponeses, que temem que especuladores apropriem-se das terras das colônias de Laterza Cué, San Carlos, Caacupemí, San Marcos e San Lorenzo, trancaram a passagem da via nos dois lados do rio.

As colônias em questão seriam visitadas, nesta segunda-feira (31), por uma comitiva composta por representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural e da Terra (INDERT), Procuradoria Geral da República e Ministério do Interior.

Em diálogo com os manifestantes, Eugênio Alonso, titular do INDERT, negou que a intenção do instituto seja desalojar os atuais ocupantes das terras. Segundo Alonso, a medição dos lotes e o cadastro de seus moradores servirá como base para um futuro processo de regularização fundiária em Mariscal López.

As explicações de Alonso, no entanto, não convenceram agricultores e camponeses, que mantiveram o bloqueio durante cerca de quatro horas. O procedimento foi suspenso, por tempo indeterminado, devido à ausência de representantes do Ministério Público.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Brasiguaios fazem protesto em rodovia do Paraguai

29.12.10 - Agricultores de origem brasileira, ameaçados de despejo por conta de um litígio judicial em Santa Rita, a 70 quilômetros da Ponte da Amizade, organizaram nesta terça-feira (28) um protesto que levou ao bloqueio do trânsito na rodovia que corta a cidade. Mais...

Governador eleva tensão contra produtores brasileiros

27.12.10 - Situado na região centro-norte do Paraguai, o departamento (estado) de San Pedro é um dos mais pobres e tumultuados do país, com o registro de constantes enfrentamentos entre camponeses radicalizados e agricultores paraguaios e estrangeiros. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.