terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cheia do rio Paraná atinge casas próximo à ponte

15.02.11 - A binacional Itaipu emitiu, no final da tarde de ontem (14), novo alerta hidrológico aos moradores de áreas ribeirinhas aos rios Paraná e Iguaçu na região da Tríplice Fronteira. Em Ciudad del Este, cerca de 25 casas já estão sendo afetadas pela cheia do Paranazão.

De acordo com o boletim, o rio Paraná chegou na manhã de ontem, nas proximidades da Ponte da Amizade, à altura de 112 metros acima do nível do mar, 3,4 metros mais alto que o limite mínimo de segurança recomendado para o bairro San Rafael, vizinho à ponte fronteiriça.

Para os próximos dias, a previsão é de estabilização do volume do rio, cujo acréscimo deve-se, principalmente, ao intenso volume de chuvas no Sudeste brasileiro e, águas abaixo da usina, à abertura das comportas do vertedouro, para escoamento do excedente de água armazenado no lago artificial.

Para o rio Iguaçu, no entanto, a perspectiva é de aumento no volume nas imediações das Cataratas e no trecho entre as quedas d'água e o Marco das Três Fronteiras. Na manhã desta terça-feira (15), o volume nas Cataratas era de cerca de seis mil metros cúbicos por segundo, quatro vezes superior ao habitual.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Dengue: prefeitura de CDE declara emergência sanitária

04.02.11 - Em meio às celebrações pelos 54 anos da fundação de Ciudad del Este, recordados nesta quinta-feira (03), a prefeitura municipal da segunda maior cidade do Paraguai determinou, via Resolução nº 096/2011, a adoção de “estado de emergência sanitária”. Mais...

Paraguai confirma novo óbito por dengue na fronteira

31.01.11 - O Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social (MSPyBS), do Paraguai, confirmou no último sábado (29) o registro de um novo caso fatal de dengue na região de Ciudad del Este, referente a uma mulher que fora trasladada a um centro médico de Asunción. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.