quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Paraguai cria coordenadoria anticontrabando

16.02.11 - Em reunião celebrada na capital paraguaia, Asunción, com a presença do presidente Fernando Lugo, o governo do país anunciou, na última segunda-feira (14), a criação de uma coordenadoria especial para combater o contrabando e o descaminho nas fronteiras do país.

De acordo com a agência pública IP Paraguay, o objetivo da coordenadoria, composta por entidades como a Direção Nacional das Aduanas, o Ministério da Indústria e Comércio e o Ministério da Fazenda, é frear a invasão de produtos contrabandeados dos países vizinhos ou que fazem escala no Paraguai rumo a outros mercados.

O propósito é estruturar uma estratégia conjunta para a luta contra o contrabando, cuja missão, nesta primeira etapa, é ver de que maneira as instituições envolvidas podem avançar na elaboração e aplicação desta estratégia, em parceria, naturalmente, com o setor privado”, detalhou o ministro da Fazenda, Dionisio Borda.

Como vocês sabem, a luta contra o contrabando, fundamentalmente, faz alusão ao comércio exterior, tanto de importação como de exportação. Com esta comissão, que irá reunir-se mensalmente para coordenar planos específicos, esperamos poder reduzir este flagelo que afeta nosso país”, avaliou.

A ideia aqui é tomar o tema em sua totalidade, porque sabemos também que, por trás dos pequenos contrabandistas, há grandes mentores, que são os beneficiários finais do processo. Os pequenos estão envolvidos, somente, como forma de subsistência”, pontualizou o ministro.

A adoção de medidas efetivas no combate ao contrabando é uma antiga reivindicação do setor produtivo paraguaio, que queixa-se da invasão de produtos brasileiros, argentinos e chineses no mercado local. Os principais itens contrabandeados do Brasil ao Paraguai são frutas, verduras, carnes e alimentos industrializados.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Fiscais paraguaios apreendem cerveja contrabandeada

19.01.11 - Vai uma cervejinha aí? Em controles realizados na Ruta Internacional VII entre sexta -feira (14) e segunda (17), fiscais do Departamento Técnico Aduaneiro de Vigilância Especial (DETAVE) fizeram uma insólita apreensão no posto de controle do Km 60. Mais...

Aduana paraguaia solicita relatório à Receita Federal

19.01.11 - Ante as denúncias de que caminhões com containeres destinados ao Paraguai estariam “desaparecendo” na fronteira entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, Javier Contreras, titular da Direção Nacional das Aduanas, solicitou relatório à RFB. Mais...

2 comentários:

  1. uma bosta este sie poistentei compartilhar em facebook e nao funciona!

    ResponderExcluir
  2. ruim mesmo nada funciona tire do ar

    ResponderExcluir

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.