terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Paraguai decreta gratuidade do Ensino Médio

15.02.11 - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, decretou, para o presente ano letivo, a gratuidade do Ensino Médio nas escolas públicas de todo o país, em medida voltada à universalização do ensino, e que atende a uma antiga reivindicação de pais, alunos e professores.

De acordo com a agência pública IP Paraguay, a gratuidade, que entra em vigor já a partir da próxima semana, com o retorno às aulas, vale para os três anos do Ensino Médio e exonera os alunos do pagamento de taxas de matrícula e de mensalidades.

O custo total do ensino, estimado em mais de G$ 22,9 bilhões (cerca de R$ 9,4 milhões), será absorvido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que dará início aos repasses no próximo mês de março.

Além da gratuidade no Ensino Médio, o governo de Fernando Lugo já decretou, também, gratuidade nos serviços de saúde prestados pelos hospitais e clínicas públicas do país. Na área da saúde, porém, os recursos repassados pelo Estado têm sido insuficientes para suprir a demanda.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Estudantes brasileiros “invadem” universidades paraguaias

05.01.11 - O mês de janeiro, tradicionalmente, é de férias no calendário acadêmico da maioria das instituições. No Paraguai, no entanto, o primeiro mês do ano é de “alta temporada” para brasileiros em busca de duvidosos cursos de especialização. Mais...

Universidade paraguaia “clona” fundador do Facebook

30.12.10 - Eleito o personagem do ano pela revista Time, o estadunidense Mark Zuckerberg tem seu rosto estampado em todas as partes, do cinema às manchetes dos jornais. No Paraguai, Zuckerberg “empresta” sua imagem aos outdoors de uma universidade particular. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.