sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Prefeitura de CDE declara emergência sanitária

04.02.11 - Em meio às celebrações pelos 54 anos da fundação de Ciudad del Este, recordados nesta quinta-feira (03), a prefeitura municipal da segunda maior cidade do Paraguai determinou, via Resolução nº 096/2011, a adoção de “estado de emergência sanitária” na luta contra a dengue.

Imagem ilustrativa

O objetivo da medida é desburocratizar a adoção de um plano de ação imediata, a destinação de verbas para o atendimento aos doentes e a destruição de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, cujo índice de infestação larvária, em alguns bairros, chega a 40% das residências, quintais e terrenos baldios.

No que vai do ano, 123 casos de dengue já foram confirmados nos municípios do lado paraguaio da fronteira, 85% dos quais, em Ciudad del Este, que registra focos ativos de circulação em bairros como o San Antonio, o San Miguel e o San Rafael, vizinho à Ponte da Amizade.

Além disso, foram confirmados, até o início desta semana, dois casos fatais da doença, havendo a suspeita de que outras duas pessoas, que faleceram em centros médicos do Alto Paraná ou da capital Asunción, tenham sido igualmente vitimados pela dengue.

O “estado de emergência sanitária” é por tempo indeterminado e envolverá ações como compra de medicamentos e equipamentos hospitalares, destinação de leitos hospitalares específicos para pacientes com suspeita de dengue e realização de mutirões para erradicação dos criadouros do mosquito transmissor.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Paraguai confirma novo óbito por dengue na fronteira

31.01.11 - O Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social (MSPyBS), do Paraguai, confirmou no último sábado (29) o registro de um novo caso fatal de dengue na região de Ciudad del Este, referente a uma mulher que fora trasladada a um centro médico de Asunción. Mais...

Fronteira pode ganhar Instituto de Medicina Tropical

07.01.11 - Em visita à Tríplice Fronteira na última quarta-feira (05), o ministro argentino da Saúde, Juan Manzur, percorreu a cidade de Puerto Iguazú e analisou a instalação do Instituto Nacional de Medicina Tropical, voltado à pesquisa de doenças como a dengue. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.