quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Quinta-feira de feriado municipal em Ciudad del Este

03.02.11 - Segunda maior cidade do Paraguai, Ciudad del Este comemora, nesta quarta-feira (03), os 54 anos da sua fundação. Na noite de ontem (02), na esplanada em frente à Catedral, cerca de 20 mil pessoas participaram de um festival em homenagem ao aniversário e ao padroeiro do município.

Imagem de arquivo

Fundada em 03 de fevereiro de 1957, com o bucólico nome de Puerto Flor de Liz, a cidade foi, durante muitos anos, conhecida como Puerto Presidente Stroessner, em honraria ao ditador Alfredo Stroessner, responsável por impulsionar o povoamento das terras situadas na fronteira com o Brasil.

O atual nome, Ciudad del Este, veio na década de 1990, após a queda da ditadura que, coincidentemente, ocorreu em um dia três de fevereiro, do ano de 1989.

Ciudad del Este ou Cidade do Leste, em português, conta com cerca de 300 mil habitantes em sua área urbana e metropolitana e é conhecida, internacionalmente, como paraíso de compras e de negócios, muitas vezes ilícitos, como a venda de artigos piratas, o contrabando e o tráfico de drogas.

Entretanto, além de lojas e ruas abarrotadas de compristas, a capital do departamento de Alto Paraná tem inúmeras atrações a oferecer aos visitantes da Tríplice Fronteira, como hotéis de luxo, alta gastronomia, cassinos e paisagens naturais nos seus arredores, como o Salto Monday e os refúgios de Itaipu.

A programação de aniversário inclui, a partir das 09h00, homenagem aos pioneiros que ainda residem na cidade, inauguração da Casa do Turista (Turista Róga) e a tradicional procissão de São Brás, padroeiro da cidade e antigo patrono do Paraguai.

Como ingredientes adicionais, destaque para os atos públicos em recordação aos 22 anos da queda da ditadura de Alfredo Stroessner e para as comemorações alusivas ao bicentenário do Paraguai, que nos dias 14 e 15 de maio, comemora os 200 anos de sua independência nacional.

Por decreto municipal, estabelecimentos comerciais, instituições bancárias e repartições públicas (à exceção de serviços essenciais) estão proibidas de abrir as portas nesta quinta-feira (03). Lojistas que insistirem em desrespeitar a medida estão sujeitos a multas e à suspensão do alvará de funcionamento.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Comemorações do aniversário de CDE iniciam hoje

24.01.11 - Têm início nesta segunda-feira (24), com missa na Catedral San Blas e festival artístico-cultural na esplanada situada em frente à igreja, as comemorações para o aniversário de 54 anos de Ciudad del Este, segunda maior cidade do Paraguai. Mais...

Esquerdistas derrubam monumento a ex-ditador

01.02.11 - Ativistas de esquerda que participavam de um congresso na pequena cidade de Quiindy, 109 quilômetros ao sul da capital Asunción, derrubaram, neste fim de semana, uma estátua e placas simbólicas que homenageavam o ex-ditador Alfredo Stroessner. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.