terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Roda de Tererê - 01/02/11

Fiscalização na BR-277

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou, nesta segunda-feira (31), que intensificará a fiscalização e o controle de tráfego na BR-277, na região de Cascavel, entre os dias 06 e 11/02. O motivo do incremento é a realização do Show Rural Coopavel 2011, que atrai, costumeiramente, tráfego extra à principal rodovia do extremo oeste paranaense. Um dos pontos de maior vigília será o Trevo Cataratas, situado à entrada de Cascavel. Nos horários de pico, o trânsito de veículos pesados será desviado a caminhos alternativos.

Promoção na rede

Se você pretende aproveitar a onda de promoções e trocar o ônibus pelo avião em sua próxima viagem, fique atento: a companhia aérea Webjet oferece em seu site, até o meio-dia de hoje (hora de Brasília), tarifas com 50% de desconto para destinos como Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Navegantes, Curitiba, São Paulo, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Porto Seguro, Recife, Natal e Fortaleza. A promoção é válida para viagens agendadas para os meses de fevereiro, março e abril.

Medicina natural

Métodos naturais para combater o risco da dengue. É o que defende o vereador iguaçuense Edson Narizão, que apregoa o uso da planta Crotalaria Juncea como método para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue. Segundo Narizão, a Crotalária ajuda a atrair a libélula, predador natural das larvas do mosquito. Quem quiser conferir a eficácia e testar na própria casa, pode obter sementes da planta no gabinete do vereador na Câmara Municipal ou na sede do Horto Municipal.

Taxa de sonegação

Estimativas calculadas pelo Banco Central do Paraguai e difundidas pela imprensa, nesta segunda-feira (31), dão conta de que a sonegação de impostos equivale, no país, a cerca de 3,5% do valor oficial do Produto Interno Bruto (PIB). O Paraguai é, no Mercosul, o país com a menor pressão tributária, equivalente a 15,5% do PIB. No Brasil, a pressão é de 35%. Na Argentina, 30%. No Uruguai, por sua vez, o peso dos impostos na economia nacional chega a 26%.

Ameaça de embargo

O Paraguai administra, desde 1957, um porto franco no terminal portuário de Paranaguá, litoral paranaense. Tal porto foi, até o início da década, uma das principais vias de escoamento da safra de grãos paraguaia, cedendo lugar, nos anos 2000, à hidrovia dos rios Paraná e Paraguai. As intenções de reativar o caminho paranaense podem esbarrar, no entanto, no embargo das instalações por falta de condições técnicas e licenciamento ambiental. Para saber mais a respeito, em matéria do jornal ABC Color, clique aqui.

Vândalos ou terroristas?

Mercedes Canese, vice-ministra de Minas e Energias do Paraguai, denunciou nesta segunda-feira (31) que o apagão que deixou no escuro grande parte do departamento (estado) de Paraguarí, neste final de semana, pode ter sido provocado por um “atentado”. Segundo Canese, durante vistoria ao transformador avariado, técnicos da Administração Nacional de Eletricidade (ANDE) encontraram marcas de tiros. A Polícia Nacional do Paraguai trabalha com duas hipóteses: atentado ou ato de vandalismo isolado.

Frase do Dia

Há pessoas sobre as quais não se conhece seu trabalho, suas empresas, mas, sim, suas mansões - Horácio Cartes, empresário e ativista do Partido Colorado, sobre a suposta ilegalidade de sua fortuna e seu duelo contra dirigentes tradicionais da agremiação, no afã de habilitar-se para a disputa da presidência do Paraguai no ano de 2013.

(Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.