quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Roda de Tererê - 02/02/11

Suicídio na Ponte

A imprensa do Paraguai noticiou, nesta quarta-feira (22), que uma jovem de 22 anos, residente em Ciudad del Este, suicidou-se na noite de segunda-feira (31), ao pular da Ponte da Amizade em um ponto onde a altura em relação ao rio Paraná é superior aos 70 metros. De acordo com o Diário Vanguardia, o ato extremo teria questões amorosas como pano de fundo, com a suicida telefonando a uma amiga, para relatar problemas com o namorado, momentos antes de tomar a drástica decisão de acabar com a própria vida.

Turista VIP

A misteriosa agenda do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, durante os seis dias em que esteve “de férias” no Brasil durante a semana passada, começa finalmente a ser revelada pela imprensa de ambos países. Do lado de cá, o colunista político Reinaldo Azevedo afirma que Lugo passou pelo menos dois dias na cidade fluminense de Paraty, hospedado em uma luxuosa área residencial. Oficialmente, o ex-bispo reuniu-se com amigos e submeteu-se a bateria de exames no Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

Cooperação bilateral

Reunidos nesta terça-feira (01), o ministro de Obras Públicas e Comunicações do governo paraguaio, Efraín Alegre, e o embaixador brasileiro no Paraguai, Eduardo dos Santos, debateram estratégias de cooperação para a execução de projetos viários que maximizem a conexão entre os dois países e diversifiquem as vias de escoamento de produtos agrícolas e industriais. Um dos projetos em análise, segundo a agência pública IP Paraguay, é o asfaltamento de duas rodovias na fronteira seca entre Paraguai e Mato Grosso do Sul.

Comunicação e Democracia

Radicado na Colômbia, o pesquisador Jesús Martín-Barbero anunciou, nesta terça-feira (01), a criação da Cátedra Carlos Quijano de Comunicação, Democracia e Cidadania, voltada a alunos de pós-graduação da Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA), com sede em Foz do Iguaçu, e a pesquisadores que atuam nas áreas em questão. O patrono da cátedra é o uruguaio Carlos Quijano, cujo legado na área de jornalismo e militância política é referência para estudiosos de todo o continente.

Investimentos no Paraguai

O jornal O Estado de São Paulo publicou, nesta terça-feira (01), artigo no qual analisa a instalação de empresas de capital brasileiro em território paraguaio, voltadas à produção de itens industriais destinados, majoritariamente, ao mercado do Brasil. O motivo da escolha do Paraguai, na maioria dos casos, é a menor pressão tributária existente no país, bem como a facilidade para a importação de matérias-primas e a teórica abundância de mão-de-obra e de energia. Para ler o artigo, no site do “Estadão”, clique aqui.

Olimpia na fronteira

Torcedores do Olimpia que residem na região fronteiriça estão empolgados com a possibilidade de que, neste final de semana, a equipe venha a Ciudad del Este para jogar contra o Independiente de Campo Grande, em partida válida pela segunda rodada do Torneio Apertura. O mando de campo é do Independiente, cujo presidente, de olho no faturamento e na maior capacidade do estádio situado na capital do Alto Paraná, solicitou à Associação Paraguaia de Futebol (APF) a transferência do local do jogo.

Frase do Dia

Se até agora Brasil e Argentina estavam unidos, a partir de agora, estarão ainda mais. É o que ambas presidentes queremos - Cristina Fernández de Kirchner, presidente da Argentina, ao comentar, em sua conta no Twitter, a visita da colega Dilma Rousseff e a assinatura de 14 acordos de cooperação entre os países.

(Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.