terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Roda de Tererê - 15/02/11

Cataratas em 360º

A beleza das Cataratas do Iguaçu, em fotografias que retratam a paisagem em 360º. Esta é a proposta dos fotógrafos russos Oleg Gaponyuk, Andrey Zubetz e Sergey Semenov, que postaram em seu espaço virtual na internet (que pode ser acessado clicando aqui) imagens que mostram “um dos mais espetaculares milagres da natureza”, registrado a partir de sete diferentes ângulos. Ao acessar o site, o internauta poderá girar as fotografias e alterar o nível de zoom, garantindo uma experiência única e inédita até o momento.

Reserva ambiental

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, concedeu na semana passada à Reserva Natural Maharishi II, situada na região fronteiriça, em frente ao Salto Monday, o status de “área silvestre protegida”, como forma de facilitar ações que visem a conservação dos 77 hectares de mata nativa existentes no local, administrado por particulares. Situado em Presidente Franco, a cerca de 10 quilômetros ao sul da Ponte da Amizade, o Salto Monday é um dos principais atrativos turísticos do lado paraguaio da fronteira.

Dia dos Namorados

Casais do Paraguai, da Argentina e de boa parte do planeta celebraram, nesta segunda-feira (14), seu “Dia dos Namorados”, em homenagem a São Valentim, mártir católico que viveu na época do Império Romano e foi decapitado por ordem do imperador Cláudio II, por desobedecer o decreto que determinava a suspensão, por tempo indeterminado, da celebração de casamentos. Em Foz do Iguaçu, apenas um hotel (Golden Tulip Internacional) percebeu a oportunidade e montou pacotes alusivos à data.

Tarifas promocionais

A companhia aérea Webjet lançou novamente, em seu site, promoção para a venda de passagens aos mais de dez destinos servidos pela empresa em território nacional (entre eles, Foz do Iguaçu). A nova tarifa promocional, no valor de R$ 9,99, é válida para reservas feitas através da internet, para os períodos de 15/02 a 01/03 e 14/03 a 14/04, com ida e volta obrigatória e permanência mínima de quatro dias no destino. O limite é de dez assentos por voo.

Tiro no pé

Em sua visita à região fronteiriça no último fim de semana, o empresário Horácio Cartes, pré-candidato à presidência do Paraguai em 2013 pelo Partido Colorado, fez campanha em prol da reeleição de Lilian Samaniego na presidência do partido e soltou o verbo contra a atual e as anteriores diretorias paraguaias da usina de Itaipu, afirmando que a binacional serve apenas para privilegiar determinadas classes empresariais. O detalhe é que todas as gestões anteriores de Itaipu foram do Partido Colorado.

Mistério esclarecido

A Polícia Civil de Foz do Iguaçu finalmente esclareceu a morte do agente ambiental Mauro Carvalho, de 24 anos, falecido em agosto do ano passado, após explosão ocorrida em um galpão de recicláveis situado no Jardim Jupira, nas proximidades da Ponte da Amizade. Além de Carvalho, um segundo catador, Antonio Rodrigo Cesário, ficou ferido com a explosão e teve uma de suas mãos mutilada. A explicação oficial, segundo os policiais, é que o artefato que explodiu era um extintor de incêndio.

Frase do Dia

O Paraguai não é o quintal dos fundos do Brasil. Aqui é preciso investigar estes criminosos, produzir provas, condená-los e desmascaras os que se disfarçam. Se não fizermos isso, o narcotráfico vai continuar e vamos continuar vendo magistrados magnatas e políticos que surgem de repente, da noite para o dia - José López Chávez, deputado paraguaio, sobre o projeto de lei que visa impedir a extradição de traficantes requeridos pela justiça de outros países (nomeadamente o Brasil), sem que paguem, anteriormente, pelos crimes cometidos no Paraguai.

(Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.