quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Roda de Tererê - 16/02/11

Mordida no bolso

Desde ontem (15), o pão nosso de cada dia está mais caro na região de Ciudad del Este. De acordo com o Diário Vanguardia, o aumento no preço do pãozinho e dos principais produtos panificados varia de estabelecimento para estabelecimento, porém, oscila entre 10% e 12%. A justificativa para o reajuste é o incremento no custo de insumos como a farinha de trigo e o fermento, situação que obrigou padarias e supermercados a rever, de maneira conjunta, suas políticas de preço.

Desnutrição infantil

O Diário Última Hora estampou em sua edição online, nesta terça-feira (15), mais um cruel retrato da miséria na qual vivem os indígenas que, periodicamente, invadem terrenos baldios nas proximidades da rodoviária de Ciudad del Este para pedir esmolas ou viver de atividades como prostituição, roubos e tráficos de entorpecentes. A vítima da vez é um menino de quatro anos, encontrado em gravíssimo estado de desnutrição. Para saber mais sobre o chocante caso, clique aqui.

Prefeito eleito

Empossado no cargo de prefeito de Santa Rita no último mês de dezembro, o colorado Concepción Rodríguez Arzamendia assumiu, nesta terça-feira (15), o posto de presidente da Associação de Municípios do Alto Paraná (AMUALPA), principal instituição intermunicipal da região de Ciudad del Este. A vice-presidência será ocupada pelo liberal Miguel Medina, prefeito de Presidente Franco. Fazem parte da nova diretoria, ainda, os prefeitos Justo Gamarra (secretário-geral) e Mario Castillo (tesoureiro).

Justiça Eleitoral

Pivô de um dos maiores escândalos de corrupção dos últimos anos no Paraguai, o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) foi alvo, na madrugada de segunda-feira (14), de tiros disparados contra sua sede na capital paraguaia, Asunción. De acordo com o Diário Última Hora, moradores das proximidades e testemunhas que passavam pelo local no momento dos disparos, afirmaram que os autores deslocavam-se em uma motocicleta e fugiram aceleradamente após a saraivada.

Confusão diplomática

A apreensão de armamentos e produtos químicos não declarados, transportados a bordo de um avião militar da Força Aérea dos Estados Unidos que pousou na Argentina na semana passada, está elevando a tensão diplomática entre ambos países. Ante o pedido do governo de Washington, de “devolução imediata” dos itens apreendidos, Héctor Timerman, chanceler argentino, elevou o tom e exigiu que “assim como nós cumprimos com as leis dos EUA, eles também devem cumprir com as leis da Argentina”.

Rádio pirata

O portal Paraguay.com confirmou, nesta terça-feira (15), que a emissora de rádio “La Voz de la Policía”, operada pela Polícia Nacional do Paraguai desde o ano de 1996, não conta, até hoje, com licença que autorize seu funcionamento na frequência de 750 Mhz. A emissora, sediada na região de Asunción, teria ampliado sua potência original e passado a interferir no sinal de rádios legalmente estabelecidas. Outra denúncia é quanto a veiculação de publicidade, algo que estaria vetado em seu estatuto.

Frase do Dia

É pouco. O que alguns deles precisam é de um cascudo ou um pontapé no traseiro - Pompeyo Lugo, irmão do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, sobre o conselho do chefe de gabinete, Miguel Ángel López Perito, de que o mandatário deveria dar um “puxão de orelhas” em alguns de seus principais ministros.

(Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.